sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

UM DIA DE TERROR

Estamos no verão. E como todo mundo sabe, dias quentíssimos, claro... Manhãs com sol de rachar coco, fritar ovo no asfalto (um dia crio coragem pra fazer isso)e, à tarde, chuva. E bota chuva nisso. Tudo preteia de uma hora pra outra. Lembro que meus pais sempre falam que a previsão do tempo na rádio de Uruguaiana era assim: “tudo preto pro lado do quartel!” Podia contar que uma tempestade ia cair...
E hoje, aos finais de tarde aqui em Criciúma, dou uma olhadinha pro céu e penso na previsão da rádio fronteiriça... Então a chuva cai, as ruas enchem, não sei se por descaso do povo que joga lixo em qualquer lugar, ou se por conta das obras da cidade... Só sei que tudo para... E olha que moro no Centro que “dizem” ser um ótimo lugar. Apesar destes contratempos, adoro esta cidade. Acho que paixão maior só a que eu nutro por Porto Alegre, porque Criciúma adotei (ou fui adotada) ...
Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei foi tirar meu título de eleitor pra me sentir uma cidadã. Nada desse comercialzinho que vemos na TV em que fantoches cantam que com a certidão de nascimento são cidadãos...jamais. A certidão mostra que a pessoa existe civilmente, mas apenas o título é que pode nos dar o status de cidadão. Mas, o que quero hoje é relatar meu dia de terror.
Sou urbana até a raiz de meus cabelos quimicamente tratados (ou destruídos). Dormir sem barulho? Dormir sem uma freada de carro, um barulho de sirene? Jamais. Sem o som dos alarmes disparando, sem o barulho da porta da garagem do prédio ao lado? Nunquinha!
E aí que tudo alagou e a internet “foi pro pau”. Às 21 horas a internet saiu e não mais voltou. Claro que liguei pro suporte. E do outro lado a criatura me informava que tudo estava alagado e que tinha queimado não sei o quê, porque meus ouvidos e cérebro só registraram: não temos previsão de restabelecer o sinal. Com uma vontade imensa de mandar o atendente pra algum lugar, resisti ao impulso nefasto e desliguei. E na minha frente meu PC... Ali, sem conexão... senti-me isolada de tudo e de todos... Como fazer pra entrar no facebook, no Orkut...no MSN??????????????????? Pior que isso só ficar sem dinheiro... bem, já estou sem...então não tem como ficar pior... Sem contato com o mundo externo, sem poder fuxicar a vida dos outros que sempre parece mais interessante que a nossa em seus orkuts ... Não há mais sentido para nada... Porém tem como ficar pior sim...
No dia seguinte, acordo com minha amiga, professora da academia dizendo que não poderia ir para o trabalho, porque temia o alagamento na rua onde fica o estabelecimento... Tive que confirmar, porque de minha casa vejo a maré subindo em pleno centro...ontem até achei que era Noé que descia a rua... Portanto, piorou: sem academia. Acumularei minhas calorias mais e mais, porque o desespero e o tédio só fazem com que eu pense em chocolate...
Tentei a vizinha... quem sabe a internet dela é sem fio e é de outra empresa??? Ela partilha comigo, apenas hoje... só um tequinho... depois troca a senha, pelo menos hoje ela faz pratica uma boa ação...Nada. A coitada voltava de viagem, sedenta pra se conectar e ignorava a tragédia que se abateu sobre nosso prédio...
Tentei mais uma vez o suporte... O atendente enrola-se e me diz: ‘de 12 a 24 horas...’ Aperto-o mais um pouco e ele diz: ‘de 24 a 48...’Concluí: nem ele sabe... Poxa, se quer mentir, minta direito... Esse homem deve ter problemas...Certamente é casado, porque se mentisse direitinho estaria com um monte de mulheres e teria sido mais gentil ao telefone...

Um comentário:

  1. É minha amiga, somos reféns das prestadoras de serviço. Aqui no meu condomínio, outro dia, fiquei 17 horas sem luz, neste calor imenso. Um lugar com mais de 300 apartamentos, com muitos idosos que precisam de energia eletrica, seja para guardar seus medicamentos, ou para utilizar aparelhos que melhoram sua saúde. Liguei pra Light, que nd podia fazer (?!?) nem previsão podia dar. Até para a ANEEL liguei (que admitiu que somos reféns da empresa prestadora de serviços). Tb para o Mnistério Publico, que disse que só faria alguma coisa se eu ficase sem o serviço por mais de 5 dias... Enqto isso, idosos eram internados no hospital passando mal ou penavam sofrendo por seus medicamentos (alguns orçados em 8 mil reais) na geladeira... O serviço só voltou pq consegui um contato com um "superior" da empresa lá no interior do estado, que ligou para um amigo. Em duas horas, a luz voltou....
    Pra vc ver...

    ResponderExcluir