terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BIG BROTHER BRASIL

Mais um ano vem e tudo de novo: IPVA, IPTU, incertezas financeiras, incertezas profissionais, incertezas políticas, incertezas amorosas... mas uma coisa é certa... Certíssima como a morte e os impostos: o Big Brother Brasil.
O momento em que todas as atenções estarão monopolizadas pelo evento que arrebata milhões de pessoas no Brasil. Fórmula acertadíssima de reality show que foi copiada da Austrália. Hoje temos esse tipo de programa em várias partes do mundo... Vamos viver a vida dos outros, desejamos virar celebridade e por isso mesmo torcemos pelos anônimos que de uma hora pra outra viram o nosso primo, nossa prima... E nada de torcer pelo pobrezinho que precisa do dinheiro pra cuidar de sua avozinha varizenta que cria sete netinhos de três anos de idade... Não. Acabamos por torcer pelo que é politicamente incorreto, pelo que é hábil, pelo que é mais bonito.
Ficamos deslumbrados e invejando as festas, as facilidades com que ganham prêmios... Ficam naquele SPA maravilhoso sendo monitorados e correndo o risco de, se não ganharem milhões, pelo menos sairão dali para alguma revista (masculina ou feminina) ou pra fazer parte de algum elenco de novela... E o luxo da morada???? Piscina, sauna, academia... Porque quem gosta de ver pobreza é intelectual e nestas horas eu gosto de ser burrinha, burrinha.
Eu gosto de assistir ao Big Brother sim. Até certa vez tentei ingressar... mas meu objetivo para ganhar o prêmio era poder custear meu mestrado... Se eu tivesse colocado na gravação que eu queria fazer uma operação para trocar de sexo, talvez tivesse sido escolhida... mas querer o prêmio pra estudar??? Muito pequeno pros ideais globais.
Pois é, gosto, mas não sou cega. Gosto, mas não deixo de perceber que através desse programa, a classe dominante atinge o seu crucial objetivo: desviar as atenções da crueldade que se pratica contra os aposentados, do descaso pela saúde, pela educação... pelo povo em geral. Sinto-me como o gato que fica com um olho na sardinha e outro na brasa... E sei que tem muita gente que faz o mesmo que eu. Mas não venham apregoando que não gostam do programa e ponto. Pois até quem critica assiste. Se não assiste, pelo menos informe-se a respeito para poder criticar, porque críticas sem lastro são como sabermos apenas as manchetes de jornal... argumento é tudo.
Mas aí vem mais uma edição. Claro que farei o Pay Per Vew. SEMPRE o faço. Porque tem o carnaval e quero ver quem será escolhido pra sair e em qual escola... Quem será a boa da vez, o garanhão da parada... o queridinho do público... Tenho que assistir e também assistir aos programas que falam dos anteriores, saber como estão os antigos ganhadores... Alguns voltaram pro ostracismo, outros ficaram pobres de novo, e ainda outros que conseguiram multiplicar o milhão e viver de fama... Não gosta do BBB? Pois então, atire a primeira pedra quem não gosta, mas argumente. Não use frases de efeito como: “idiotizar e menosprezar a inteligência do povo”; “o povo gosta de pão e circo”... Não, não me venham com argumentos rasteiros. Admitamos que espiar a vida alheia é interessante. Mas muito mais que espiar a vida alheia é monitorar a vida dos políticos que elegemos e que têm a obrigação de nos proporcionar oportunidades para uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário