sexta-feira, 15 de julho de 2011

ELE SÓ QUER FICAR

ELE SÓ QUER FICAR

Uma querida amiga vem ao meu encontro pedindo uma palavra, um conselho, uma ajuda... é que antigamente quando um rapaz queria namorar a gente, ele pedia... Lembram? Algumas de vocês devem recordar, algumas devem ter minha faixa etária... Com o tempo a coisa foi mudando.

Lembro quando eu tinha meus namoricos, minha mãe me perguntava: ‘e aí? Vocês estão namorando?’ Eu respondia nos primeiros tempos um ‘sim’ enfático... ou ‘não’ entre dentes... Depois passei a responder:’depende de como ele me cumprimentar quando a gente se encontrar de novo.’ E tudo foi se transformando... mas para pior. Hoje ela nem mais pergunta... talvez tema a resposta...

Sou favorável às modernidades, sou a favor da economia de cortejos, jogos... Entretanto, também sou favorável (e extremamente) ao jogo aberto. Cartas na mesa... detesto esta coisa de jogo, mas, como dizem que o enleio amoroso só é interessante se houver tramóia... há gosto pra tudo, certo? Então que seja claro, aberto e limpo!

E aí tem a história do ‘ficar’. Abomino isto. Abomino porque legitima muito meliante a deixar a mulher na dúvida... O machismo que impera na nossa sociedade (já escrevi isto quantas vezes e quantas mais escreverei) faz com que um homem ‘fique’ com vinte mulheres em uma noite e seja bem visto... Enquanto que se uma mulher ficar com dois ou três em uma mesma festa, recebe a alcunha de ‘piranha’ ou algo mais depreciativo que isto... se é que existe...

Mas aí minha amiga vem com uma conversa de que ‘fica’ com um rapaz há um ano e meio... Eu perguntei: fica ou namora????? Ela disse que era ficar mesmo... E que ela não sabia mais que atitude tomar.

Fui categórica. Homem que fica com uma mulher este tempo todo e não a assume como namorada, que não anda por aí com ela de mãos dadas, que não a leva a festas de amigos, faculdade, família... não quer nada de sério com ela. Aconselhei a cair fora. A limá-lo de MSN, Orkut, Facebook, Twytter... Ela ficou apreensiva, mas eu disse que homem quando quer uma mulher, deixa casa, segurança, família, filhos, esposa (não era o caso dela, ainda bem), deixa tudo e vai à cata. Move céus e terras por ela e a encontra ou reencontra.

Perguntei se ela gostava dele mesmo. Ela disse que se sentia bem ao seu lado. Mas peraí... a gente se sente bem ao lado dos pais, dos amigos, dos irmãos... Ao lado de alguém que pode ser aspirante a algo mais, a sensação tem que ser outra... No mínimo um friozinho no estômago, uma ligeira excitação...

Sugeri a ela que levantasse sua bela cabecinha, tivesse a real consciência de seu valor e fosse à luta. Fosse buscar alguém que a valorizasse ou que pelo menos se definisse... Porque banho-maria, só pra fazer pudim de leite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário